Sobre o abate de animais ½ sangue Sindi x Nelore na unidade de José Bonifácio (SP) da Minerva Foods, foi possível verificar algumas informações importantes no processo industrial de abate e desossa.

Entre eles, é possível destacar:
 
a) Curral
Os aspectos de bem-estar animal e a docilidade dos animais foram confirmados no manejo dos animais nos processos iniciais na planta frigorífica. O manejo dos animais nas etapas de recebimento e descarregamento nos currais da unidade foi tranquilo e, no dia posterior à chegada, a condução dos animais para o abate transcorreu dentro da normalidade.
 
b) Abate
Na etapa de abate, os animais apresentaram aspectos positivos de precocidade em relação ao peso, dado que se tratavam de animais novos, com arcada dentária dente de leite, com cerca de 23 meses de idade e média de peso de 23 arrobas. As carcaças apresentaram boa cobertura de gordura no contrafilé, variando de uma gordura mediana de 3 a 6 milímetros de espessura até uma gordura uniforme, de 6 a 10 milímetros de espessura.
No processo, os animais foram tipificados, classificados e aproveitados para a produção cota Hilton, ou seja, se enquadraram nos padrões exigidos em um dos principais mercados, que agrega valor à carne.
 
c) Desossa
Na avaliação destes animais em questão, os cortes traseiros apresentaram marmorização nas peças, com gordura entremeada na picanha, coxão duro e contrafilé. O rendimento de traseiro resultou em 79,50 % e o de dianteiro em 78,40%. Em função da boa cobertura de gordura e do peso, os cortes das carnes foram aproveitados para mercados importantes.