Laudo de avaliação de abate técnico da cruza
SINDI com NELORE

O trabalho visa comparar o abate experimental de um lote de 20 animais do cruzamento de Sindi com Nelore com média de 2 dentes, ocorrido na cidade de José Bonifácio no dia 25 de novembro de 2011, pelo Grupo Minerva, com outras Raças aqui não definidas, com o intuito de demonstrar como a carcaça foi aproveitada na produção. Rendimento de Carnes (em %):
 


Com relação ao rendimento de carne na desossa, a raça Sindi teve 2,7%, em média, a mais de rendimento de Dianteiro comparado com outras raças nos meses adiantes ao abate experimental. Já no Traseiro, o rendimento se mostrou 1,7%, em média, a mais, comparado com outras raças. Este resultado mostrou um ganho médio de 2,2% na carcaça total da desossa em relação às outras raças.

Segue abaixo gráfico demonstrativo de rendimentos (em %), estratificados por mês:
 

Classificação de Carcaças:
O Minerva adota classificação de carcaças que são: A1 , A1-, A2, A2-, A3, B1, B2, B3 e NC. No abate dos animais da raça Sindi verificou-se somente classificação de A1 a A2-, razão pela qual seguirá abaixo gráfico comparativo entre as classificações encontradas na raça.
 

Com os resultados de classificação de carcaças, pode-se concluir que os animais estavam com boa cobertura de gordura, logo bem terminados; com idade entre 0 e 2 dentes e com peso entre 293,00Kg e 359,40Kg por carcaça e rendimento máximo de 62,57%.

Resultado do romaneio
 

"As Fazendas Reunidas Castilho em parceria com Felipe Curi realizou no dia 25/11/2011 no Frigorifico Minerva, na cidade de José Bonifácio - SP, o primeiro abate técnico de ½ sangue Sindi com Nelore (touro Sindi em novilha Nelore). Foram 20 animais de 24 a 28 meses engordados em confinamento por 96 dias. Os animais entraram com 397 kg (13,1@) e saíram com 533 kg bruto. Após o abate, pesaram 317 kg de peso liquido (21,13@), ganhando no período 7,88@ ou 1,23 kg por dia (liquido). Obtiveram um rendimento de carcaça de 59,4%, que é excelente, pois é acima da média das demais raças zebuínas. Confirmando suas qualidades na produção de carne e a sua a viabilidade econômica na cruza com o Nelore e outras raças." - Cost@ Consultoria e Assessoria Pecuária

A raça Sindi mostrou que seu rendimento de carcaça contribuiu para maior eficiência do ganho liquido em comparação com as outras raças. Na tabela acima, observa-se que a raça Sindi com Nelore comparada com animais de outras raças, e com o mesmo peso (533,7 kg), teve um ganho significativo em @ na medida em que decresce a % do rendimento.

Os animais na entrada, e saída do confinamento foram avaliados por ultrassom pela empresa Ultrabeef, onde apresentaram valores interessantes que indicam produção de carne, para as características de AOL (Área de olho de lombo) e Ratio (formato muscular). A média dos valores do Ratio foi de 0,44 que é um excelente indicador de rendimento de carcaça quando associado à AOL. Os dados do abate comprovaram o que foi analisado por ultrassom, os resultados estão descritos na tabela a seguir:

Os resultados de abates anteriores já publicados veem demonstrando o grande potencial da raça Sindi para produção de carne. O presente resultado mostrou que a raça Sindi é uma excelente opção para cruzamentos que visam Peso de Abate, GPMD e RC% superiores.